Foi aí que eu passei a entender a expressão: “Para lá de Marraqueche!”.

Escolhemos fazer o passeio de 4 dias e 3 noites, saindo de Marraqueche até as Dunas de Erb Chebbi, em Merzouga, que é um pedacinho da enorme faixa do  Deserto do Saara.

O percurso do primeiro dia é repleto de curvas, aliás muitas curvas… por isso, caso você enjoe, é bom ir prevenido.

E motivo de tantas curvas é que no primeiro dia nós atravessamos o Alto Atlas, percurso mais alto da Cordilheira do Atlas, a maior montanha da cordilheira é a Jbel Toubkal, com 4.167 metros. Ficou até fresquinho enquanto nós estávamos lá em cima…

Alto Atlas

Depois da pausa para o café seguimos em direção a Télouet, para visitar o Kasbah de Télouet, ou também conhecido Dar Glaoui, construído no século XIX, esse palácio teve uma grande importância comercial no passado, o Palácio de Glaoui, era um ponto de passagem das Caravanas do Saara.

A entrada é paga, em torno de 2 Euros (Ago/17), e apesar de não estar muito bem conservado, a riqueza dos detalhes da arquitetura desse palácio são encantadoras.

Quem me conhece, sabe que não curto fazer passeio guiado, mas confesso que gostei demais de ter um guia nessa trip, são tantas histórias e detalhes que posso dizer que um guia por aqui vale a pena.

A Caminho de Ouarzazate, que será o destino da nossa 1 primeira noite,  paramos para almoçar na cidade de Ait-Ben-Haddou, uma cidade murada, Patrimônio da Humanidade pela Unesco, que também teve importante papel nas Caravanas que vinham do Saara, hoje somente 5 ou 6 famílias moram por lá.

O local é incrível, e serviu de cenário para gravações de muitos filmes e séries, como:  Game of Thrones, A Múmia, Gladiador, Príncipe da Pérsia entre outros.

A entrada do Kasbah é gratuita, então se anime e vá até o ponto mais alto, a vista de lá de cima é belíssima.

 

Já ao final do dia, eram umas 6h da tarde quando chegamos em Ouarzazate, onde ficamos hospedados no Riad Dar Rita, um Riad simples, mas com um staff muito acolhedor.

Acabei não passeando pela cidade, pois eu estava super cansada, foi o tempo de tomar banho, jantar e ir descansar já que a viagem continuava pela manhã e a próxima cidade será Merzouga, onde dormiremos em um acampamento Berbere no meio do deserto…

 

 

 

Warning: Paste the Facebook ID to the Facebook App ID field in Settings -> Connect -> Facebook